• Plan Automação Campinas

Carne feita em laboratório: Você colocaria no seu menu?

A pauta dessa semana pode parecer ficção científica ou algo que está muito longe de acontecer, mas é muito provável que nos próximos anos as carnes desenvolvidas em laboratório comecem a chegar nos restaurantes de luxo. Essas carnes são fabricadas a partir de células-tronco de músculos, gordura, sangue e células estruturais e são cultivadas em frascos de tecido sob um meio adequado.



"Nossa carne gera uma redução estimada de 96% nas emissões de gases de efeito estufa, usa 99% menos terra e 96% menos água que a carne de gado. Ajuda a proteger nosso planeta das mudanças climáticas, do desmatamento e da perda de biodiversidade." Números impressionantes apresentados pela Mosa Meat, primeira empresa de criação de carne em laboratório, fundada em 2013 por Sergey Brin, também co-fundador da gigantesca Google.


A solução ainda está longe de ser aplicável pois o custo de produção é altíssimo, mas são empresas que visam o longo prazo, onde pesquisas mostram que se tornará insustentável a continuidade do consumo de carne. Até 2050, a demanda global por carne será 70% maior do que a atual. Nosso planeta simplesmente não tem terra e água suficientes para produzir tanta carne usando animais.


Existem diversas outras empresas que estão tendo cifras gigantescas de investimentos para desenvolvimento desse tipo de produção, Aleph Farms é uma empresa Israelense capaz de produzir carne em laboratório em 3 semanas - enquanto o método tradicional pode chegar até a 2 anos considerando criação do animal, transporte e processamento da carne. Já a americana Just Inc. impressiona com seus 220 milhões de dólares de investimentos realizados.


Resta saber qual será a aceitação do mercado em relação a esse inovador sistema de produção de carne e claro, fica a enorme curiosidade para saber qual o sabor do alimento.

Onde estamos ? ...

SÃO PAULO                 CAMPINAS                 CURITIBA                 BRASILIA

  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco


© 2018 Todos direitos reservados - Plan Automação